Produção de vídeo de apresentação assíncrona com ênfase em acessibilidade
Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas – NEAI
Sala de Recursos Multifuncionais – SRM
Este documento tem por finalidade orientar a produção de vídeos para apresentação de forma assíncrona fazendo uso de softwares como o OBS Studio e tendo ênfase em acessibilidade.
Inicialmente é necessário baixar o software OBS Studio.
A versão escolhida aqui usada para o tutorial fora a para sistemas Windows de 64 bits.
Ao executar o arquivo de instalação a seguinte tela aparece:
Clique no botão para avançar a instalação. A tela seguinte é a da licença de uso. Leia-a se puder e avance à instalação.
Escolha o local de instalação para o OBS Studio:
Avance e aguarde a instalação.
Terminada a instalação você pode deixar marcado para abrir o software posteriormente.
Ao abrir o OBS Studio a primeira coisa a fazer é configurar seu uso principal que será o de produção de vídeo para apresentação assíncrona.
Na tela seguinte, manter a configuração de tamanho de tela e mudar a quantidade de quadros por segundo para 30 que já é o suficiente.
Ao avançar, são executadas tentativas de codificação para selecionar a melhor opção de entrada e saída.
Terminados os testes, você pode escolher se usa as recomendações.
Terminada a configuração inicial do OBS Studio, passemos para a parte da apresentação de slides. Aqui exemplifico e faço uso do pacote Office LibreOffice que é gratuito e de fonte livre. Recomendamos aqui que a apresentação tenha um alto contraste ao usar cores complementares como fundo preto e letra branca, outras combinações de cores são possíveis mas julgamos esta ser a mais indicada. Recomendamos também que a proporção da apresentação de slides se dê em 4:3 de modo que sobre espaço para o espaço da webcam e, se possível, LIBRAS.
Indicamos aqui também que a apresentação de slides seja exportada para o formato PDF de modo a torná-la portável ou reproduzível em qualquer ambiente.
Aqui mostramos a apresentação de slides exportada para PDF sendo aberta no Adobe Reader mas ele pode ser exibido em navegadores web como Firefox e Chrome.
Para apresentar o documento PDF vindo de uma apresentação de slides, basta ir no menu Visualizar e posteriormente escolher a opção de mostrar em tela cheia ou apenas usar o atalho de teclado Ctrl+L.
A tela inicial do OBS Studio é a que está a seguir. Atente para a parte de fontes no canto inferior esquerdo e de controles no canto inferior direito.
Entremos em configurações para indicar os controles de início e fim de gravação.
Vá em Teclas de atalho e configure a combinação de teclas que lhe convir. Aqui configurei Ctrl+Shift+F2 devido a ela dificilmente estar configurada em outro software.
Vamos agora à escolha dos componentes a serem gravados: um fundo preto, a webcam integrada e parte da tela.
Primeiramente escolhemos a cor de fundo predominante. Ela deve ser exibida em toda a tela de gravação, atente para o tamanho.
Agora escolhemos o dispositivo de captura de vídeo que pode ser a webcam do apresentador.
Na tela anterior, é possível configurar o dispositivo de vídeo em suas características como brilho, contraste e outros. Devemos agora configurar a posição e tamanho do dispositivo de vídeo ou webcam. Para isso, clicamos com o botão direito na fonte da webcam, vamos em Transformar e em Editar transformação.
Minha tela tem tamanho de 1366 por 768 pixeis e escolherei que a apresentação de slides seja de 1024 por 768 pixeis, assim sobram 342 pixeis de largura para a webcam no canto inferior direito e escolho o tamanho da altura dela com a proporção de 4:3 indo para uma altura de 256 pixeis.
Devemos agora configurar a captura de tela de apresentação que estará deslocada 171 pixeis devido à metade da diferença entre 1366 e 1024.