Edição especial encerra as atividades da 19ª MPU.

Projeto Todos Zen Casa será a atração desta semana

por Juliana Rodrigues em www.furg.br
Publicado: 13/11/2020 15h05
Última modificação: 13/11/2020 15h05

 

 

Para finalizar a 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU), o projeto Janela Musical desta semana terá uma edição especial e um novo formato.  Em um primeiro momento será realizado uma retrospectiva desta edição da MPU e a atração encerra com a apresentação do trio Todos Zen Casa. A atividade ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 14, na página da FURG no Facebook.

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, salienta o trabalho da comunidade universitária neste período que viabilizou a realização da mostra. “Estamos concluindo a nossa 19ª MPU de forma online, pela primeira vez, com a certeza do trabalho dedicado e competente de todos os técnicos, professores e estudantes. Cumprindo nosso papel social neste momento de grandes desafios, como reitora da universidade e concluindo o último ano do segundo mandato, me sinto muito honrada de finalizar essa MPU neste novo formato vendo o quanto nós, servidores públicos e estudantes, realizamos um trabalho dedicado e competente. Meu agradecimento a todos”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, salienta a importância deste momento de celebração, sendo o Janela Musical “um projeto online pensado para esse período de distanciamento que estamos vivendo, que se encaixa perfeitamente no encerramento desta edição da  MPU totalmente virtual e construída a partir de um esforço coletivo de muitos grupos, unidades e pró-reitorias.  Para celebrar esse encerramento contaremos com o trio de estudantes da FURG do campus de São Lourenço do Sul que trabalham nas suas composições temas do cotidiano”.

Todos Zen Casa

O projeto musical Todos Zen Casa surgiu no dia 23 de julho de 2020, quando os estudantes e músicos independentes Gabriel Baeta, Rafael Thompson e Ramão Forest ficaram sabendo do edital de ações artísticas e culturais para utilização em mídias sociais em tempos de covid-19 e pensaram em construir o projeto como meio de submeter uma proposta musical coletiva para o edital. “Como tudo começou três dias antes do prazo final das inscrições, não deu tempo de concluir e submeter a proposta, pois tínhamos poucos recursos e pouca experiência com produção musical. Mesmo assim publicamos nas nossas redes sociais o vídeo de um minuto que foi feito para a inscrição, com a música ‘Suco de Jerivá’. Muitas pessoas gostaram da música, nos incentivaram a continuar e compartilharam o vídeo nas redes sociais e em eventos universitários. Em alguns dias chegou o convite para participarmos da edição especial da Janela Musical, permitindo que a gente concretizasse o projeto e a produção das músicas dentro da nossa proposta”, comenta Gabriel.

Por conta dos impactos negativos em nível mundial da pandemia de Covid-19,  o trio resolveu  resgatar a beleza e as inúmeras sensações positivas que as vivências lourencianas proporcionaram antes do isolamento.  “Conscientes do nosso papel de artistas, procuramos produzir canções focadas na natureza, abordando a fauna, flora, paisagens e sentimentos que também surgiram durante o período de pandemia, a fim de externalizar e tornar acessível a todo público por meio das nossas composições a compreensão do ambiente saudável que nos rodeia.  Montamos o repertório com nove músicas (seis autorais e três covers), que foram gravadas em casa, com o objetivo de levar às casas do maior número de pessoas uma experiência de contemplação da natureza, calma e reflexão, cumprindo com o objetivo do projeto Todos Zen Casa” salientaram os músicos.

O trio

Gabriel Baeta Gabriel Baeta nasceu na cidade de São Paulo, mudou-se para Taboão da Serra/SP e morou lá até o início de 2017, quando foi aprovado para o curso de Bacharelado em Agroecologia da FURG, no campus de São Lourenço do Sul, cidade a qual o artista reside desde então. Iniciou sua jornada na música aos 10 anos em um curso gratuito de violão oferecido na associação do bairro. Ganhou seu primeiro violão alguns meses depois de iniciar o curso e descobrir sua paixão pela música. Em 2017, inspirado pela cidade e inquieto pela distância da sua terra natal, intensificou seu processo criativo na música. Teve a oportunidade de iniciar a experiência profissional com música em eventos e tocar junto com artistas também residentes da cidade e região, porém foi impossibilitado de dar continuidade por conta da pandemia do coronavírus. Tem se reconectado com suas criações incompletas, bem como transmutado sentimentos de ansiedade e depressão em novas criações poéticas e melódicas.

Rafael Thompson, natural de Porto Alegre/RS, ingressou na música com 9 anos de idade. Iniciou os estudos musicais com o teclado e migrando posteriormente com 11 anos para o estudo autônomo de violão. Até os 18 anos sempre viu a música como um hobby e forma de descontração. Mas com incentivos de amigos e familiares começou a fazer participações em algumas bandas e festivais. Em 2011 ingressou no curso de Matemática Licenciatura na UFRGS, conhecendo muitos outros músicos no meio acadêmico. Participou de festivais da universidade, com produções musicais em estúdios e em logísticas de montagem de palco e mesa de som. Trancou o curso de matemática em 2013 se voltando para viagens e novas descobertas artísticas. Se descobriu artesão e logo começou um novo projeto como artesão de instrumentos musicais. Sempre autodidata, aprendeu a tocar flauta transversal, clarinete, saxofone, ukulele e pandeiro. Em 2019 ingressou no curso de Agroecologia, tendo que se mudar para São Lourenço do Sul. Atualmente cursando Agroecologia, ainda se mantém ativo como músico em participações de eventos e shows. Continua atuando como artesão e fazendo projetos paralelos ao seu curso.

Ramão Forest é compositor e músico multi-instrumentista natural de Canoas/RS. Atualmente graduando em Letras Português na FURG Campus São Lourenço do Sul, cidade onde reside. Atua profissionalmente desde 2012 quando foi guitarrista solo de uma banda de sertanejo/pop que embalava as noites canoenses da época. Após o término da mesma em 2013, fundou sua primeira banda de rock chamada “Nono Andar”. Neste mesmo ano, produziu o single "Uma Palavra e Meia", de sua autoria. A banda tocou em alguns festivais colegiais de rock, mas se desfez no início de 2014 quando largou os palcos para se aprofundar em teoria musical.

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.

 

 


 

Comissão Organizadora da 19ª MPU orienta todos os participantes sobre acesso ao Moodle

Uma das principais dúvidas dos participantes no primeiro dia da MPU foi sobre o acesso e, uma vez dentro do ambiente Moodle e do ambiente virtual da 19ª MPU, como poderiam postar comentários, perguntas e criar fóruns nas discussões. Assim, para facilitar o acesso pleno das bancas mediadoras, monitores voluntários, ouvintes, orientadores e demais participantes, é divulgado um tutorial passo-a-passo para o cadastramento, incluindo a chave de acesso. Lembramos que ao acessar o ambiente da 19ª MPU os participantes com dúvidas devem acessar a Secretaria virtual do evento, onde encontrarão uma extensa lista de “Perguntas Frequentes”, tutoriais escritos e em vídeo e, caso ainda tenham alguma dúvida, podem contatar o Fórum da Secretaria ou o grupo de Whatsapp indicado à direita do painel.

 


 

Solenidade de abertura da 19ª MPU destaca tema e desafios do evento

Professor Zhang, homenageado da edição, ministrou a palestra na cerimônia

por Júlia Sassi em www.furg.br
Publicado: 11/11/2020 17h06
Última modificação: 11/11/2020 17h06

 

Foto da solenidade de abertura da 19ª MPU, transmitida ao vivo pelo aplicativo Zoom no site do Youtube, contando com a presença do Prof. Dr. Linjie Zhang (homenageado do Evento), da TAE Bruna Costa Frio (Cerimonialista), do Prof. Dr. Danilo Giroldo (Vice-Reitor), da TAE Alini Mariot (Interprete de Libras), da Profa. Dra. Cleusa Maria Sobral Dias (Reitora), do TAE Tiago Pivetta Severo, do Prof. Dr. Leandro Bugoni (Diretor de Pesquisa e Coordenador do Evento), do Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado (Pró-Reitor de Extensão e Cultura) e Prof. Dr. Eduardo Resende Secchi (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação).

 

Em uma solenidade realizada de forma virtual e com a presença da reitoria da FURG e membros da comissão organizadora, a manhã desta quarta-feira, 11, marcou a abertura da 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU). O evento acontece até 13 de novembro com o tema “Ciência é compromisso social!”.

Organizado de forma integrada entre as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Extensão e Cultura (Proexc), a 19ª MPU contará com apresentação de mais de 1.480 trabalhos, 17 oficinas e 150 salas virtuais. As atividades da programação foram adaptadas para respeitar o período de distanciamento social.

Solenidade de abertura

Na solenidade de abertura, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias destacou o trabalho dos envolvidos na realização da 19ª MPU: “Nos desafios é que nos reinventamos. Foi um trabalho de um grande coletivo da universidade que fez ser possível essa MPU”. A reitora agradeceu ao professor Linjie Zhang, homenageado da edição, por sua história na universidade e suas contribuições na área da saúde.

Em sua fala, Cleuza também falou da alegria de participar da solenidade de abertura. “Como reitora da universidade tenho a honra de abrir essa primeira MPU realizada de forma online. Fazer essa abertura num encerramento de uma gestão mostra que nos reinventamos para superar os desafios e estamos cumprindo nosso papel social”, afirmou.

O vice-reitor Danilo Giroldo comentou dos desafios do momento e da satisfação de estar presente na abertura da MPU: “a realização desse evento, com o nível de qualidade que foi proposto e com a adesão da comunidade a esse formato, denota a garra da nossa FURG e a determinação no cumprimento do papel social de universidade pública em um momento histórico”. O vice-reitor também elogiou as equipes que organizaram o evento e o professor Zhang, por toda sua atuação e qualidade técnica.

Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa da Propesp e coordenador da Comissão Organizadora da 19ª MPU, falou sobre as questões que deram início à organização da MPU e da criação do modelo de trabalho a partir do ensino não presencial. “Eu represento nesse momento cerca de 30 pessoas que trabalharam diretamente na organização da mostra. Essa MPU ficará na história porque demonstra que somos capazes de enfrentar desafios e, acima de tudo, a maneira como a universidade e seus componentes abraçam a FURG. A 19ª MPU reforça o papel das instituições públicas de pesquisa e a importância da saúde pública para todos”, pontuou.

O docente homenageado na 19ª edição da MPU, Linjie Zhang, fez a leitura da placa entregue pelo Gabinete da Reitoria e pela Comissão Organizadora e ressaltou a emoção e gratidão pelo reconhecimento. “No momento meus 23 anos de atuação na FURG parecem como um filme de longa-metragem, tantos nomes, rostos, sorrisos e histórias. Eu me lembro nitidamente a primeira aula, a primeira consulta no hospital universitário, a primeira orientação, a primeira pesquisa, a primeira publicação, palestra internacional com a FURG. Tantas primeiras vezes e sempre uma nova emoção, uma conquista. Me orgulho de ser um membro dessa grande família que é a FURG”, disse o professor.

Eduardo Secchi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, cumprimentou os participantes e falou do grande desafio na realização da MPU totalmente virtual e do retorno das ações da FURG para a comunidade. “Com muita dedicação e esforço nós estamos dedicando essa 19ª edição para os nossos estudantes e para sociedade. Ciência é compromisso social e é o que fazemos no nosso dia a dia na universidade”, falou.

A solenidade também contou com a participação de Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura, e Tiago Severo, diretor de Gestão Acadêmica da Prograd, representando o pró-reitor de Graduação, Renato Dias.

Palestra de abertura

Denominada “O papel da ciência e das instituições públicas de ensino superior no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, a palestra de abertura foi ministrada pelo homenageado na 19ª Mostra da Produção Universitária, Linjie Zhang.

“Me sinto honrado com essa homenagem porque ela simboliza a valorização e o reconhecimento dos profissionais na área de saúde, no combate da Covid-19. Gostaria de dedicar essa homenagem a todos os colegas que estão na linha de frente”, iniciou o docente.

Entre os tópicos abordados, o professor fez uma reflexão sobre o impacto direto da pandemia na vida das pessoas e em todos os setores da sociedade. “Diante desse cenário, a ciência pode desempenhar um papel de grande importância, servindo de bússola no enfrentamento da pandemia”, ressaltou.

Além disso, Zhang apresentou os avanços científicos no combate à pandemia da Covid-19 e os desafios da ciência nessa era, bem como o impacto da ciência na tomada de decisões no combate à pandemia.

 


 

Comissão Organizadora da 19ª MPU divulga lista de bancas mediadoras confirmadas

A Comissão Organizadora da 19ª MPU disponibilizou uma lista contendo o nome de todos os componentes das bancas mediadoras confirmadas, bem como as respectivas datas, turnos e salas de participação.

 


 

Comissão Organizadora da 19ª MPU disponibiliza lista de tutoriais do evento

A Comissão Organizadora da 19ª MPU disponibilizou uma lista contendo todos os vídeos tutoriais organizados para o Evento. Seguindo a ideia de perguntas e respostas, os vídeos foram elaborados no sentido de auxiliar os participantes a sanar dúvidas que poderiam surgir no decorrer das atividades previstas. Os mesmos vídeos podem ser encontrados dentro do próprio ambiente Moodle, na sala virtual Secretaria da MPU, nos tópicos "Quando, onde e como? - Utilização do Moodle" e "PERGUNTAS FREQUENTES". Para maiores informações, entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail mpu@furg.br ou Fóruns no Ambiente Moodle.

 


 

Comissão Organizadora da 19ª MPU elabora guia para apresentadores e banca mediadora

A Comissão Organizadora da 19ª MPU elaborou um guia para a auxiliar os apresentadores e membros das bancas mediadoras na participação do Evento que se aproxima. Além disso, os participantes poderão obter orientações e senar dúvidas, no próprio ambiente Moodle, através da secretaria virtual.

Guia - Bancas Mediadoras

Guia - Apresentadores

 


 

Com o tema “Ciência é compromisso social!”, Mostra da Produção Universitária da FURG tem início nesta quarta, 11

Evento ocorre de forma online e terá apresentação de mais de 1500 trabalhos, além de oficinas e palestra

por Lara Nasi em www.furg.br
Publicado: 10/11/2020 18h48
Última modificação: 10/11/2020 18h50


“Ciência é compromisso social!”. É com este tema que a FURG dá início, amanhã, à 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU).  A programação inicia na quarta-feira pela manhã, às 9h, com a solenidade de abertura, que será transmitida no canal da FURG no YouTube. A cerimônia será seguida da palestra “Papel da ciência e das instituições de ensino superior no enfrentamento da pandemia da Covid-19", com professor Linjie Zhang, da Faculdade de Medicina da FURG e homenageado desta edição do evento.

De acordo com professor Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa da universidade e que está à frente da Comissão Organizadora da MPU, foram inúmeros os desafios para organizar o já tradicional evento da universidade em formato totalmente online, por conta da pandemia de coronavírus. Uma equipe de mais de 30 pessoas trabalha direta ou indiretamente para a proposição da MPU evento desde março. “Tivemos um grande acolhimento dos estudantes, professores e técnicos, que realmente abraçaram a MPU. A participação massiva é uma indicação forte de todo esse envolvimento”. Foram mais de 1500 trabalhos inscritos para os seis subeventos que compõem a mostra e que serão apresentados de quarta até sexta-feira em salas virtuais abertas à participação do público. Haverá também a realização de 17 oficinas.

“Agora é o momento de celebrar a superação destes desafios e de mostrar que a universidade tem um compromisso com a comunidade que nos cerca, com a ciência e com a busca do conhecimento e das verdades, celebrando a ciência”, destaca Bugoni.  

Compõem a mostra o 29º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 23º Seminário de Extensão (EXT), o 22º Encontro de Pós-graduação (EPG), o 15º Seminário de Ensino (ENS), o 7º Simpósio de Cultura (SimCult) e o 3º Salão de Indissociabilidade (SI).

Como participar

A Comissão Organizadora disponibilizou um passo a passo para o acesso ao evento. Além de apresentadores, integrantes de bancas e monitores, as apresentações são abertas a ouvintes e visitantes. Confira a seguir:

- Acesse o espaço da 19ª MPU na página inicial do Moodle FURG, inserindo seus dados de usuário e senha. Quem não estiver cadastrado, pode acessar como visitante, conforme as orientações deste tutorial.  

- Após realizar o login na 19ª MPU, insira a chave de acesso como participante: P19MPU (essa chave precisa ser inserida em cada um dos eventos).

- Depois do login no evento escolhido, acesse a sala da Secretaria Virtual da MPU e realize uma leitura cuidadosa do tópico “Quando, onde e como? - Utilização do Moodle”, disponível aqui.  

- Escolha o evento em que está inscrito(a) para participar e conheça os trabalhos que serão apresentados nas salas virtuais do evento, conforme o dia e o turno de apresentação;

- Se precisar ajuda para localizar a sua sala de apresentação, pode acessar a secretaria do evento (“Secretaria MPU”) e solicitar a informação no fórum disponível para o esclarecimento de dúvidas.

- Em cada sala será possível localizar a lista dos trabalhos, os links para os vídeos e o tópico com o fórum de discussão dos trabalhos. A localização de cada trabalho também pode ser visualizada no site da MPU.

 Sobre a MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades serão realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

 


 

19ª MPU e UP Digital - Unindo perspectivas são pautas do FMCafé

Eventos são realizados neste mês de novembro, em formato virtual

por Tammie Faria Sandri em www.furg.br
Publicado: 10/11/2020 09h44
Última modificação: 10/11/2020 09h46


Nesta terça-feira, 10, véspera da 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o FMCafé traz a comissão organizadora para falar das atrações, últimos preparativos e dicas para os participantes do evento. Participam do programa o diretor de Pesquisa Leandro Bugoni, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; a coordenadora pedagógica da Diretoria Pedagógica Lílian Ney, pela Pró-reitoria de Graduação; e Everson Zaykowski Amaral, representante da Diretoria de Extensão, pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

A 19ª MPU destaca a Pesquisa e tem abertura oficial amanhã, às 9h, seguida de palestra do homenageado nesta edição, professor Linjie Zhang, pelo canal da FURG no YouTube.  A trajetória do pesquisador  reafirma o tema desta edição "Ciência é compromisso social" e na palestra ele abordará "O papel da ciência e das instituições de ensino superior no enfrentamento da pandemia da Covid-19". A 19ª MPU tem programação on-line de 11 a 13 de novembro, com apresentação de trabalhos pela plataforma Moodle e oficinas pelo Google Meet.

Na quinta-feira, 12, o FMCafé destaca o UP Digital - Unindo Perspectivas, que inicia na próxima segunda, 16. Pela comissão organizadora, participam do programa o diretor do Oceantec - Parque Tecnógico da FURG, Artur Gibbon; o gestor da Inovattio - Incubadora de Empresas da FURG, Alessio Almada; e a diretora do grupo IES, Ildamara Silveira.

O evento une empresas e academia, com foco na transformação digital, habilidades interpessoais, empreendedorismo e networking. Serão cinco dias de atividades, entre palestras, oficinas e troca de experiências entre os participantes. O UP Digital  é uma realização da FURG, da Câmara do Comércio de Rio Grande, do Educação Empreendedora, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande e São José do Norte e do Sebrae.

O FMCafé é transmitido ao vivo pela página da FURG no Facebook, às terças e quintas-feiras, das 13h às 14h.

 


 

Mais de 100 trabalhos integram o 3º Salão de Indissociabilidade na MPUs

Apresentações acontecem nesta semana, de 11 a 13 de novembro de forma online

por Júlia Sassi em www.furg.br
Publicado: 09/11/2020 17h13
Última modificação: 09/11/2020 17h13


Nesta quinta-feira, 11, tem início a 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG. Dentro da programação, acontece o 3º Salão de Indissociabilidade, um espaço que recebe trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação de todas as áreas do conhecimento.

Com o objetivo de socializar o conhecimento, o evento foi criado para possibilitar ao estudante a apresentação de um segundo trabalho dentro da MPU e oportunizar a exposição de relatos de experiências de docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs) da FURG. Com mais de 100 trabalhos inscritos em sua 3ª edição, o Salão de Indissociabilidade é realizado pelas pró-reitorias de Extensão (Proexc), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Graduação (Prograd).

“O evento surgiu da necessidade de um espaço na MPU para que se apresentassem os trabalhos de forma integrada e não por segmentos, considerando as características dos outros eventos que compõem a Mostra”, ressalta Renata Noble, da Propesp. A diretora de Extensão, Carla Amorim, reforça que a característica indissociável do evento também está ligada aos apresentadores, que abrange estudantes de ensino médio e egressos da universidade.

As apresentações do Salão de Indissociabilidade possuem uma característica diferenciada dentro da MPU: as sessões são construídas de forma aleatória, não tendo divisão de categorias por natureza de trabalho. “Essa natureza indissociável dos saberes e dos fazeres é representada no mesmo espaço, com todas as categorias representadas”, pontua Carla.

A diretora de Extensão salienta que o caráter indissociável do evento permite a escuta do diferente e as trocas de saberes e olhares. Ela reforça o convite para os ouvintes: “Gostaríamos que todos possam se inscrever como ouvintes para que tenham acesso às salas e ver a diversidade de trabalhos que a FURG e outras instituições produzem”.

19ª MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

 


 

MPU divulga relação de vídeos recebidos e aptos a serem apresentados

Comissão Organizadora também informa como devem proceder apresentadores que enviaram vídeo fora do prazo

por FURG em www.furg.br
Publicado: 09/11/2020 17h01
Última modificação: 09/11/2020 17h05


Nesta quarta-feira, 11, tem início a 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG. Pela primeira vez, o evento ocorre de forma totalmente online, por conta da pandemia de coronavírus. Com o novo formato, pessoas inscritas para apresentar trabalho precisaram enviar a apresentação em vídeo para a Comissão Organizadora.

Nesta segunda-feira, a Comissão Organizadora divulgou a lista de trabalhos recebidos no prazo que estão em processamento e aptos para serem apresentados. A relação está disponível ao final desta matéria, conforme cada um dos subeventos da MPU.

Para os vídeos enviados após o prazo de entrega ou ainda não enviados, não haverá tempo hábil para o processamento pela Comissão. Porém, os apresentadores que ficaram de fora das listagens poderão disponibilizar seu vídeo, acessando a sala virtual para a qual já foram indicados. Será necessário indicar no fórum de discussão da sala um aviso por escrito de que se trata de um vídeo atrasado, com o respectivo o link do YouTube para visualização.

Com isso, os demais participantes da sala virtual, incluindo a banca mediadora e os ouvintes, poderão assistir ao vídeo. Um tutorial em vídeo de como fazer o envio em atraso está disponível aqui.

A Comissão solicita aos apresentadores que confiram se seus vídeos já foram processados, nas listagens a seguir. Nos casos em que o nome não constar na lista, a orientação é seguir a recomendação para vídeos enviados fora do prazo, no fórum da sala virtual indicada para a apresentação. Este procedimento devo ser feito a partir da terça-feira à noite e antes de quarta-feira ao meio-dia, quando a MPU já terá iniciado.

Relação de apresentadores aptos - SI

Relação de apresentadores aptos - SimCult

Relação de apresentadores aptos - EXT

Relação de apresentadores aptos - EPG

Relação de apresentadores aptos - ENS

Relação de apresentadores aptos - CIC

 


 

Comissão Organizadora da 19ª MPU divulga orientações para os participantes do Evento

 A Comissão Organizadora da 19ª MPU divulga nessa sexta-feira, 06/11, uma lista de orientações para os apresentadores, bancas mediadoras, ouvintes e monitores com o objetivo de garantir o bom funcionamento das seções virtuais de apresentação de trabalhos.

 


 

Simpósio de Cultura da FURG terá sua sétima edição a partir da próxima semana

Evento acontece junto à 19ª MPU, de 11 a 13 de novembro, em formato virtual, via Moodle

por FURG em www.furg.br    
Publicado: 05/11/2020 16h32
Última modificação: 05/11/2020 19h44


Destinado à apresentação de trabalhos e projetos que desenvolvem ações e pesquisas nas áreas das artes visuais e culturais, o 7º Simpósio de Cultura (Simcult) da FURG faz parte da 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU), que ocorre de 11 a 13 de novembro, em formato virtual, via Moodle. Durante o evento, serão realizadas apresentações de trabalhos, projetos, exposições, mostra de vídeos, oficinas, performances, intervenções e palestras.

De acordo com Débora Amaral, uma das organizadoras do Simcult, até agora o evento conta com 27 trabalhos inscritos. “Nossa expectativa é a garantia da partilha e do encontro, ainda que virtual. Estar com as pessoas, ouvir o que estamos produzindo no campo da cultura é sempre um momento de aprender, de renovar sonhos e esperanças, e também, de construirmos ações coletivas”, explica.

Sobre o Simpósio em 2020

O Simcult é um espaço para dialogar e divulgar a produção da arte e da cultura no contexto universitário, constituído por diferentes manifestações e linguagens para abordar o fazer cultural aliado a perspectivas acadêmicas. De acordo com Débora, o formato digital acaba por limitar, mesmo que minimamente, algumas formas de expressão artística, que podem ser melhor visualizadas e apreciadas em formato presencial, no entanto, devido à pandemia, seria inviável conceber a iniciativa dessa maneira.

Os desafios de organizar um evento durante o isolamento social em formato digital são muitos, “O corpo, a visão, o cansaço da tela, o delay, a conexão...”, pontua Débora. No entanto, para ela, a vontade de estar junto, inerente ao ser humano, é um fator de motivação, necessário para o enfrentamento destes obstáculos. “Temos aprendido muito. Em especial estamos compreendendo que podemos estar mais perto dos campi com essas tecnologias e metodologias virtuais”, aponta.

“Sentimos falta do abraço e da partilha do chimarrão, mas ouvir nossos colegas e vê-los, mesmo que na tela, é uma forma de lembrar que somos grupo, que somos coletivo”, conclui Débora.

19ª MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

 


 

Tutorial em vídeo auxilia estudantes no envio de apresentações de trabalho da 19ª MPU

Gravadas em vídeo, apresentações devem ser enviadas até 6 de novembro

por Andréia Pires em www.furg.br    
Publicado: 30/10/2020 15h05
Última modificação: 30/10/2020 15h06


Para auxiliar os participantes da 19ª Mostra de Produção Universitária (MPU), a Comissão Organizadora lança nesta sexta-feira, 30, um vídeo que orienta a apresentação de trabalhos no evento. O tutorial dá dicas sobre como gravar com celular, postar o arquivo no YouTube e enviar para a banca virtual apresentações claras e acessíveis, com duração de até cinco minutos e em formato livre. O prazo de envio é 6 de novembro.

O material explicativo foi produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom). Dúvidas sobre a elaboração de apresentações podem ser encaminhadas para mpu@furg.br. Em 2020, a MPU acontece de 11 a 13 de novembro completamente online.

 


 

Encontro de Pós-graduação conta com 344 trabalhos aprovados para apresentação

Evento acontece junto à 19ª MPU, de 11 a 13 de novembro, em formato virtual e remoto

por Hiago Reisdoerfer em www.furg.br    
Publicado: 08/10/2020 15h40
Última modificação: 08/10/2020 17h59


Um dos diversos eventos que compõe a 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o Encontro de Pós-graduação (EPG) chega a sua 22ª edição, e, pela primeira vez, acontece em caráter virtual. A iniciativa existe para divulgar, promover e acompanhar os trabalhos desenvolvidos por estudantes junto aos programas de pós-graduação da FURG, e, também, de outras instituições de ensino superior da região. O EPG transcorre de 11 a 13 de novembro, via moodle.

Para esta edição, foram recebidos 400 trabalhos inscritos, dos quais 344 foram devidamente aprovados para apresentação e distribuídos entre mais de 40 salas virtuais. De acordo com a coordenadora de Acompanhamento à Pós-graduação e integrante da comissão organizadora do evento, professora Diéssica Piexak, houve um empenho inicial em organizar e dividir essas salas de acordo com a área de conhecimento dos materiais recebidos. “No momento em que o autor inscreve seu trabalho, é preciso informar a área de conhecimento ao qual estabelece relação. A partir disso, conseguimos aproximar esses trabalhos às devidas áreas de correlação, de acordo com cada sala”, explica Diéssica.

Online, pela primeira vez

Devido à pandemia e ao contexto atual de isolamento social, o formato da MPU em 2020 é inteiramente online, “temos chamado de um novo formato”, acrescenta Diéssica. É a primeira vez que a mostra ocorre dessa forma, que acaba por impactar, também, nas apresentações dos trabalhos. Neste esquema, os alunos de pós-graduação poderão apresentar seus trabalhos por meio de vídeo, em formato livre, com no máximo cinco minutos de duração. Outras instruções quanto à elaboração da apresentação serão divulgadas futuramente pela comissão organizadora.

Para Diéssica, o novo formato permite aos estudantes maior – e mais fácil – deslocamento entre salas e áreas do conhecimento, uma vez que se torna possível assistir aos trabalhos apresentados por outros estudantes em outras salas virtuais. “O vídeo de todos estará ali, disponível, o acadêmico consegue, portanto, buscar os trabalhos de maior interesse para ele, o que é um ganho que ocorre nesse novo formato”, expõe e completa: “Nas edições passadas, o discente ficava apenas em uma sala; onde apresentava seu trabalho, assistia aos colegas e discutia os estudos apenas daquela área específica. Não havia possibilidade de transitar, era mais restrito”.

Desafios

Elaborar uma mostra não é algo simples e envolve uma série de pessoas para distribuir, avaliar e aprovar os trabalhos inscritos, da mesma forma que exige outro determinado grupo para pensar na organização e na própria realização do evento. Neste ano, o desafio é outro: pensar, organizar e construir uma MPU nova. Para Diéssica, elaborar o 22º EPG neste contexto foi desafiador, assim como é para os estudantes que almejam participar do evento, uma vez que agora é necessário investir tempo para a gravação e desenvolvimento dos vídeos de apresentação, elaborar material diferente para amparar o trabalho apresentado, sintetizar os principais resultados de sua pesquisa em cinco minutos e, ainda, publicar essa somatória de fatores no YouTube. “Apesar desses desafios, existem muitas possibilidades de crescimento neste formato”, conclui a docente.

19ª MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

 


 

23º Seminário de Extensão promove troca de experiências

Evento reúne trabalhos multidisciplinares dentro da 19ª MPU

por Júlia Sassi em www.furg.br
Publicado: 06/10/2020 10h34
Última modificação: 06/10/2020 10h35

Integrando os eventos que compõem a Mostra da Produção Universitária (MPU), o Seminário de Extensão é um espaço para divulgar, promover e acompanhar as ações de extensão. Em sua 23ª edição, o evento contará com apresentação de 160 trabalhos. O Seminário de Extensão será realizado de 11 a 13 de novembro.

O objetivo do seminário é expressar e informar as ações de extensão que são desenvolvidas na universidade, dando espaço para os extensionistas apresentarem como essas atividades impactam em sua vida acadêmica. “Realizar extensão universitária é um diferencial ao acadêmico, possibilitando uma formação complementar”, ressalta a coordenadora do evento e diretora de Extensão, Carla Amorim.

Devido à pandemia de Covid-19, a 19ª MPU será realizada de forma totalmente virtual, incluindo o Seminário de Extensão. As exposições de trabalhos serão realizadas por meio de vídeos de até cinco minutos, gravados pelos apresentadores. Carla reforça que os vídeos não serão avaliados por sua qualidade, cenário, existência de barulho ou não: “Entendemos que esse é um momento de muita adaptação e que cada um terá possibilidades de recursos diferentes”.

Em edições anteriores, o seminário tinha formato de roda de conversa, com todos os projetos apresentados e depois discutidos. No formato online a dinâmica será parecida: na abertura da sala será destinado um tempo para que os presentes possam assistir os vídeos. Ao final desse período, será aberto um fórum, com perguntas dos mediadores e do público para os apresentadores.

Os trabalhos apresentados no seminário têm envolvimento com as oito áreas de extensão desenvolvidas na universidade: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. A partir dos relatos, serão debatidas diferentes demandas da sociedade de que maneira a universidade pode auxiliar no atendimento dessas necessidades.

Apesar do desafio, Carla salienta o crescimento tanto dos estudantes quanto da universidade na realização do evento de forma virtual. “Não estamos habituados a fazer esse tipo de trabalho, mas a gente acredita que vai poder apesar das dificuldades. O Seminário de Extensão é um momento de fortalecimento da política de extensão universitária da FURG, com exemplos de vivências e aprendizagem”, pontua.

Para a coordenadora do evento, “quando os estudantes estão apresentando seus trabalhos eles enxergam toda a potencialidade da extensão, reconhecendo a importância de trabalhos multiprofissionais e interdisciplinares, pelo contato com a comunidade envolvida. Isso faz com que a universidade fortaleça e partilhe esses saberes dentro da academia. É, principalmente, cada um reconhecer a importância do trabalho que faz e aprender com o trabalho dos outros”.

Dúvidas sobre a apresentação ou gravação dos vídeos podem ser enviadas para o e-mail mpu@furg.br.

MPU em novo formato

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

 


 

Estão abertas inscrições para ouvintes na 19ª Mostra da Produção Universitária

Evento neste ano ocorre de forma totalmente online, entre 11 e 13 de novembro

por Lara Nasi em www.furg.br
Publicado: 01/10/2020 14h24
Última modificação: 01/10/2020 14h29

A partir de hoje, e até o dia 10 de novembro, estão abertas inscrições para ouvintes na 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas neste site e permitem que os participantes tenham acesso, com certificação, às atividades e apresentações de trabalho nos diversos eventos que ocorrem durante a Mostra, como o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Seminário de Extensão (EXT), o Encontro de Pós-graduação (EPG), o Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult) e ainda o Salão de Indissociabilidade (SI).

A MPU ocorre de 11 a 13 de novembro, completamente online , por conta da pandemia, com o tema “Ciência é compromisso social!”. Mais de 1.490 trabalhos foram inscritos para os diferentes eventos e os participantes estão recebendo orientações específicas para a apresentação de trabalhos online. Haverá, como no evento tradicional, salas e espaços para as apresentações de trabalho, palestras e demais atividades, porém, na internet.

“Esta é uma excelente oportunidade para os estudantes e para a comunidade conhecerem o que a universidade faz nas diversas áreas – pesquisa, ensino, extensão, cultura, inovação e tecnologia”, afirma o professor Leandro Bugoni, que está à frente do grupo de trabalho junto com a Comissão Organizadora.

“Para os estudantes novos ou ainda não envolvidos com nenhuma destas atividades, é a hora perfeita para prospectar oportunidades, identificar as áreas que gostam ou que tem afinidades e que a universidade atua. E que podem ser oportunidades para eles se envolverem no futuro. Às vezes o que um estudante tem interesse, o que ele procura, está mais perto do que imagina. Tenho certeza que há muita coisa bacana, um momento único de aprendizado, de partilha de conhecimentos e ideias, e da instituição mostrar o enorme compromisso que tem com a sociedade”, finaliza o professor.

Além de estudantes, docentes e técnicos, toda a comunidade é convidada a participar do evento. Assim como nos anos anteriores, em 2020, no formato online, também haverá oficinas. As inscrições para as oficinas e demais atividades específicas serão divulgadas em breve.

 


 

Congresso de Iniciação Científica reúne quase 700 trabalhos de alunos de graduação

Proposta do evento, em sua 29ª edição, é oferecer aos jovens cientistas espaço para compartilhar descobertas

por Fernando Halal em www.furg.br
Publicado: 30/09/2020 10h37
Última modificação: 30/09/2020 16h27

Um dos principais eventos presentes na programação da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) chega, pela primeira vez, ao formato virtual. Seu objetivo é fazer a divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica, desenvolvidos por alunos de graduação da FURG e de outras instituições de ensino superior, especialmente da região sul do Estado. O 29º CIC acontece de 11 a 13 de novembro, pela plataforma Moodle.

Neste ano, foram homologados 682 trabalhos ao total. "Através dos vários trabalhos inscritos todos os anos, nas mais diversas áreas do conhecimento, é no CIC que esses jovens cientistas têm a oportunidade de experimentar como é participar de um evento do porte da MPU, apresentando suas primeiras descobertas e os resultados obtidos em suas pesquisas", avalia o professor João Francisco Prolo Filho, um dos coordenadores desta edição online. "O congresso é também um espaço de integração da comunidade universitária, que não só oportuniza a troca de experiências entre os docentes e acadêmicos das instituições participantes, mas também promove a divulgação do que se tem feito de pesquisa em nível institucional", acrescenta.

Por conta da pandemia de Covid-19, a MPU e todos os eventos que a compõem (incluindo o CIC) precisou ser repensada - e o formato virtual se mostrou o mais adequado, alinhado ao Plano de Contingência da FURG. "Tentou-se manter ao máximo as características do evento e de como ele era no formato presencial", observa a outra coordenadora do evento, Renata Gonçalves Noble. Dentre as modificações na dinâmica, a coordenação destaca o formato reduzido das apresentações; estas deverão ser feitas na forma de vídeo, de maneira livre e com duração máxima de 5 minutos, priorizando transmitir de maneira clara o que foi desenvolvido na pesquisa.

As discussões em cada uma das seções serão feitas via fórum, como oportunidade de debate entre todos os presentes. Outro ponto importante é que neste ano não haverá avaliação dos trabalhos do CIC e, consequentemente, não haverá a certificação dos destaques de cada uma das seções. As bancas terão o papel de mediar as discussões, mas não farão avaliações do que foi apresentado.

Para quem for acompanhar o evento, a recomendação é assistir aos vídeos com certa antecedência - eles estarão disponíveis antes da abertura das seções. O participante também pode preparar previamente suas dúvidas e sugestões para questionar os apresentadores via fórum.

"Aproveitem esse grande evento que a instituição realiza, que é dedicado aos estudantes e que foi todo remodelado para ser o mais inclusivo possível", convida o coordenador do 29º CIC.

MPU em novo formato

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

 


 

Publicada a lista final de oficinas selecionadas para a 19ª MPU

A Comissão Organizadora da 19ª Mostra de Produção Universitária divulga nesta quarta-feira, dia 30, a lista final das oficinas selecionadas para a Mostra. Segundo cronograma, o mês de outubro será dedicado à divulgação das oficinas através das diferentes mídias sociais disponíveis.

Oficinas Selecionadas

 


 

Publicada a lista de oficinas pré-selecionadas para a 19ª MPU

A Comissão Organizadora da 19ª Mostra de Produção Universitária divulga nesta segunda-feira, dia 28, a lista das oficinas pré-selecionadas para a Mostra. A Comissão também alerta que, de acordo com cronograma publicado, eventuais recursos devem ser encaminhados até o dia 29 de setembro para mpu@furg.br.

Oficinas Pré-selecionadas

 


 

Publicada a lista final de trabalhos homologados para a 19ª MPU

A Comissão Organizadora da 19ª Mostra de Produção Universitária divulga nesta quarta-feira, dia 23, a lista final de trabalhos homologados para os eventos que compõe a Mostra. A Comissão também alerta que, de acordo com cronograma publicado, 06 de novembro será a data limite para envio dos vídeos das apresentações.

Congresso de Iniciação Científica (CIC)

Seminário de Ensino (ENS)

Encontro de Pós-Graduação (EPG)

Seminário de Extensão (EXT)

Salão de Indissociabilidade (SI)

Simpósio de Cultura (SimCult)

 


 

Publicada a lista preliminar de trabalhos homologados para a 19ª MPU

A Comissão Organizadora da 19ª Mostra de Produção Universitária divulga nesta quinta-feira, dia 17, a lista preliminar de trabalhos homologados para os eventos que compõe a Mostra. Como publicado em cronograma próprio, eventuais recursos devem ser encaminhados até o dia 21 de setembro para mpu@furg.br.

Congresso de Iniciação Científica (CIC)

Seminário de Ensino (ENS)

Encontro de Pós-Graduação (EPG)

Seminário de Extensão (EXT)

Salão de Indissociabilidade (SI)

Simpósio de Cultura (SimCult)

 


 

19ª MPU: dicas e recomendações para exposição de trabalhos

Evento realizado de forma virtual contará com apresentações em vídeo

por Júlia Sassi em www.furg.br
Publicado: 17/09/2020 14h20
Última modificação: 17/09/2020 14h20

Mais de 1.490 trabalhos foram inscritos na 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG, que acontece virtualmente, pela primeira vez, neste ano. De 11 a 13 de novembro, estudantes pesquisadores apresentarão seus resultados e suas produções.

Com o novo formato, surge a dúvida: “como apresentar meu trabalho?”. As apresentações da MPU serão realizadas em vídeo, em formato livre. Ou seja, os estudantes podem escolher a opção de gravação que mais convém.

Conforme consta no regulamento, os vídeos devem ter duração máxima de cinco minutos. Os estudantes podem seguir algumas orientações para gravação disponibilizadas pela Secretaria de Educação a Distância (Sead) neste vídeo.

A banca examinadora avaliará o conteúdo técnico e científico e as ideias apresentadas pelo estudante no material, o importante é que o conteúdo consiga transmitir de maneira clara o que foi produzido na pesquisa, no ensino, na extensão ou na cultura.

Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa e integrante da comissão organizadora da 19ª MPU, dá algumas dicas para a apresentação: “Sugerimos que façam uma apresentação no estilo PowerPoint para quem não quiser aparecer no vídeo, com poucos slides para que o material fique leve e curto. Para quem quiser aparecer, que não se preocupe muito com o cenário, pois a banca avaliará o conteúdo”.

Os vídeos produzidos devem ser publicados no YouTube, de modo não listado, pelo próprio apresentador e posteriormente enviados, quando solicitado, para a comissão organizadora. Bugoni ressalta a importância do serviço de compartilhamento nesse momento: “o YouTube servirá como uma forma de repositório, já que permite uma série de conversões e muitos têm familiaridade com a plataforma”.

É necessário que os apresentadores usem a opção de utilizar legendas no YouTube para permitir a acessibilidade. A comissão organizadora está disponível para auxílio das demandas específicas pelo e-mail mpu@furg.br.

 


 

Publicada a lista preliminar de oficinas da 19ª MPU

A Comissão Organizadora da 19ª Mostra de Produção Universitária divulga nesta quarta-feira, dia 16, a lista preliminar das propostas de oficinas homologadas para o Evento. Como publicado em cronograma próprio, eventuais recursos devem ser encaminhados até o dia 21 de setembro para mpu@furg.br.

Oficinas - Lista Preliminar

 


 

19ª MPU reabrirá sistema para envio de resumos nesta sexta, 4

Prazo foi estabelecido após falha em link para submissão de trabalhos

por Júlia Sassi em www.furg.br
Publicado: 03/09/2020 17h19
Última modificação: 03/09/2020 17h56

A Comissão Organizadora da 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG informa que o sistema para envio de resumos para o evento reabrirá nesta sexta-feira, 4, da 00h01 até às 23h59.

A nova data foi estabelecida após a interrupção do link de internet da FURG, devido a uma falha entre a empresa fornecedora e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com a falha, na quarta-feira, 2, após às 23h, alguns estudantes foram impedidos de enviar seus resumos nos instantes finais do prazo.

Uma vez que o problema foi diagnosticado, a Comissão Organizadora da 19ª MPU decidiu pela reabertura do envio de resumos apenas nesta sexta-feira.

Em nota, a comissão lamentou pela falha, reforçando o convite aos estudantes para enviarem seus resumos. “A Comissão Organizadora lamenta a falha ocasionada pela empresa prestadora do serviço, alheia à nossa vontade e controle, e convida os estudantes a enviarem seus resumos. Por fim, agradecemos aos estudantes, professores, técnicos, e a comunidade externa pelos mais de 1400 trabalhos recebidos, que farão da 19ª MPU um momento ímpar de partilha de saberes”.

 


 

19ª MPU prorroga prazo para inscrições de trabalhos

Comissão organizadora também divulga carta aberta sobre o evento virtual

por FURG em www.furg.br
Publicado: 24/08/2020 14h48
Última modificação: 24/08/2020 14h48

Em virtude de demandas da comunidade universitária, a comissão organizadora decidiu prorrogar o prazo de inscrições de trabalhos para a 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU). O prazo final será dia 2 de setembro, e o prazo para ciência pelos orientadores se estende até o dia 4 de setembro.

De acordo com os organizadores, a adesão tem sido muito intensa, com centenas de trabalhos já recebidos. A carta aberta disponível no link abaixo esclarece diversos pontos e ajustes realizados nos procedimentos, a fim de dialogar e atender às demandas possíveis, e assim construir uma MPU inclusiva e vibrante.

Quem tiver dúvidas ou dificuldades pode entrar em contato com a comissão através do e-mail mpu@furg.br.

Confira abaixo a carta aberta da comissão organizadora.

Carta Aberta - 19ª MPU.

 


 

Comissão Organizadora esclarece dúvidas sobre a submissão de resumos

Dados os questionamentos que vem recebendo, a Comissão Organizadora estabelece que na eventual necessidade de alteração dos resumos submetidos, os proponentes devem entrar em contato com a Coordenação da MPU através do sitio www.mpu.furg.br, fornecendo seus dados pessoais (nº de inscrição e nome completo) e o arquivo de resumo corrigido. Ademais, ressalta que não há limite no número de co-autores no trabalho. Este ano em especial, um modelo de resumo em linguagem LaTeX também foi disponibilizado.

 


 

Professor Linjie Zhang é o homenageado na 19ª MPU, que terá foco na pesquisa

Trajetória do pesquisador reafirma tema desta edição: “Ciência é compromisso social!”

por Fernanda Cadaval em www.furg.br
Publicado: 11/08/2020 13h49
Última modificação: 11/08/2020 13h59

O momento é novo e desafiador, mas o tradicional convite ao homenageado da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG não deixou de acontecer. E na manhã de segunda-feira, 10, a reitora Cleuza Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo acompanhados dos pelos pró-reitores da universidade e da comissão organizadora da Mostra, realizaram o convite ao professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Famed), Linjie Zhang.

A reitora iniciou dizendo que esta é a primeira vez que estão fazendo o convite de forma online. E dirigindo a palavra ao professor Zhang , disse: “A MPU neste ano tem o foco na pesquisa e como em todas as Mostras, a comissão que a organiza escolhe um nome para ser homenageado, e esse este ano seu nome foi indicado, considerando sua experiência e contribuição na área da pesquisa, da saúde pública e,também, pela forma comprometida com que trabalhas”, destacou a gestora.

Professor Linjie Zhang mencionou estar honrado com a oportunidade de falar com todos os presentes na reunião online e que "emoção e gratidão" eram as únicas palavras possíveis para agradecer o convite. “Foi uma honra muito grande e uma alegria indescritível em receber o convite. Fiquei emocionado em ouvir as palavras de elogio da reitora, do vice-reitor, dos pró-reitores e colegas. Uma grande honra e uma surpresa muito agradável, nem sei se mereço”, disse ele.

O vice-reitor, Danilo Giroldo destacou a contribuição do professor Zhang para a saúde pública servindo de referência dentro da Faculdade de Medicina e também para todos de dentro e fora da universidade. “Estar neste lugar de gestão da universidade, nos permite fazer essas indicações. E neste ano, devido à sua área de atuação, essa homenagem se torna muito simbólica. É uma honra e uma alegria tê-lo como homenageado da MPU, um evento tão caro para nós, pois envolve pesquisa, ensino, extensão e a comunidade”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi ressaltou que a escolha foi unânime, “todos concordamos que seria um nome muito apropriado. Para além de todo esforço frente aos programas de pós-graduação, sua atuação humana neste momento em que a saúde pública está na linha de frente no combate a Covid-19, é admirável. Professor Zhang veste a camiseta da FURG”.

Professor Leandro Bugoni, que está à frente da Comissão Organizadora da 19ª MPU destacou que desde março a equipe vinha discorrendo sobre o homenageado desse ano e que chegar ao nome do professor Zhang foi muito fácil devido ao conjunto de suas atuações. “Ele nos representa muito bem enquanto colega e essa homenagem é um reconhecimento pela sua atuação”.

Os demais pró-reitores presentes, de Graduação, de Assistência Estudantil, de Infraestrutura, de Extensão e Cultura e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas também mencionaram a pessoa comprometida com a universidade e a consciência social e humana do professor Linjie Zhang.

Atuação

Linjie Zhang nasceu em novembro de 1963, na China. Seu primeiro vínculo com a FURG foi de 1997 a 2001 como professor visitante e em abril de 2002 ingressou como professor titular da Faculdade de Medicina. E em setembro de 2019 foi nomeado coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da (Famed/FURG).

Professor Zhang sempre atuou nas atividades de ensino (graduação em medicina, duas pós-graduação em Saúde Pública e em Ciências da Saúde), pesquisa e extensão. Na extensão, fornece um serviço integrado com crianças com doenças pulmonares crônicas, principalmente asma, no município de Rio Grande e região. Na pesquisa, desenvolve trabalhos na área de saúde materno infantil, principalmente nas doenças respiratórias na infância. Professor Linjie Zhang representa a FURG na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Recentemente Zhang publicou um artigo público sobre a Covid-19 em crianças cujos resultados foram compartilhados pela Organização Mundial da Saúde.

 


 

Inscrições para apresentação de trabalhos na MPU já estão abertas

19ª edição da Mostra acontece em novembro, em formato inteiramente virtual

por Fernando Halal em www.furg.br
Publicado: 10/08/2020 16h17
Última modificação: 10/08/2020 16h17

N
o mês de novembro, a comunidade acadêmica da FURG estará reunida em um grande encontro virtual. A 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) abre nesta segunda-feira, 10, o período de inscrições para apresentação de trabalhos. Estudantes de graduação, pós-graduação, servidores e comunidade externa podem submeter trabalhos neste link.

A MPU acontecerá pela primeira vez em versão integralmente online, de 11 a 13 de novembro, com o seu formato original adaptado à nova realidade de isolamento social. "Ciência é compromisso social!" é o tema escolhido para este ano. A Mostra engloba eventos como o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Seminário de Extensão (EXT), o Encontro de Pós-graduação (EPG), o Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult) e também o Salão de Indissociabilidade (SI).

O cronograma da 19ª MPU pode ser conferido aqui. A programação completa, incluindo o tradicional show de encerramento, será informada em breve.

 


 

Comissão Organizadora realiza nona reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 22/07/2020, às 10h, a Comissão Organizadora realizou por videoconferência a nona reunião para organização da 19ª MPU. Estiveram presentes representantes da PRAE. PROEXC, PROGRAD, PROPESP e NEAI. Com a definição de um calendário acadêmico para as atividades da FURG em nível de graduação, a Comissão Organizadora estruturou o cronograma das diversas etapas que compõe a realização da MPU. De acordo com os representantes das Pró-Reitorias, todos os eventos que compõe a Mostra estão mantidos, e seus formatos estão sujeitos as adequações ao modelo remoto. O regulamento da MPU está em fase final de construção, e será divulgado em breve. Em conformidade com o Plano de Contingência da FURG, a Comissão Organizadora segue trabalhando de forma remota.

 


 

Comissão Organizadora realiza oitava reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 08/07/2020, às 10h, a Comissão Organizadora realizou por videoconferência a oitava reunião para organização da 19ª MPU. Estiveram presentes representantes da PRAE. PROEXC, PROGRAD, PROPESP, SECOM, NEAI e SEAD. No inicio da reunião, foi relatado que a Reitoria aprovou o tema e a indicação para homenageado(a) para esta edição do Evento. Estas informações serão divulgadas assim que houver a liberação do Gabinete da Reitoria e será feita junto com a divulgação do Evento. O regulamento segue sendo ajustado, a fim de se adequar a modalidade totalmente virtual. Com relação a apresentação dos trabalhos, a Comissão Organizadora concluiu que o formato assíncrono seria o mais adequado, onde cada estudante deverá hospedar uma versão gravada da sua apresentação em repositório dedicado para este fim, de acordo com o estabelecido no Regulamento. Por conta disso, o tempo de apresentação de cada trabalho também sofrerá alteração. Decidiu-se manter a participação de estudantes externos a Universidade. Prevê-se também um suporte de acessibilidade para os apresentadores com necessidades especiais. Aspectos referentes a realização de oficinas ainda estão em discussão. A Comissão Organizadora segue trabalhando de forma remota, orientada pelo Plano de Contingência da FURG.

 


 

Comissão Organizadora realiza sétima reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 24/06/2020, às 10h, realizou-se por videoconferência a sétima reunião da Comissão Organizadora da MPU. Estiveram presentes representantes da PRAE. PROEXC, PROGRAD, PROPESP, SECOM, NEAI e SEAD. No inicio da reunião, foi relatada a decisão da Reitoria em realizar a MPU somente na modalidade a distância (virtual). Confirmou-se também a indicação do(a) homenageado(a). O tema ainda está em discussão. Quanto ao regulamento, terá de ser reformulado para se adaptar ao novo formato, mas ainda não possui um calendário estabelecido. Entre as atividades ainda a serem executadas, estabeleceu-se como prioridade a estratégia de divulgação, a confecção do novo regulamento, e a busca por soluções para cada um dos desafios na realização de um evento em formato remoto. A Comissão Organizadora segue trabalhando de forma remota, orientada pelo Plano de Contingência da FURG.

 


 

Comissão Organizadora realiza sexta reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 03/06/2020, às 10h, realizou-se por videoconferência a sexta reunião da Comissão Organizadora da MPU. Estiveram presentes representantes da PRAE, PROEXC, PROGRAD, PROPESP, SECOM, NEAI e SEAD. A reunião focou mais nos assuntos relacionados a acessibilidade e publicidade, no intuito do Evento ser o mais inclusivo possível, inclusive na necessidade dele ser realizado de forma totalmente remota. A SECOM vem trabalhando na preparação de material de divulgação (muito dele adaptado a pessoas com necessidades especiais), com a ideia de resgatar a história do Evento. Novos formatos para as oficinas também vem sendo discutidos no caso de uma MPU online. O regulamento vem sendo construído, mesmo que sem um cronograma definido pela Instituição. Seguindo o Plano de Contingência da FURG, a Comissão Organizadora mantém suas atividades no sentido de garantir a realização da MPU na Instituição.

 


 

Comissão Organizadora realiza quinta reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 20/05/2020, às 10h, realizou-se por videoconferência a quinta reunião da Comissão Organizadora da MPU. Estiveram presentes representantes da PRAE, PROEXC, PROGRAD, PROPESP, SECOM, NEAI e SEAD (Secretaria de Educação a Distância). Com a participação da SEAD, a comissão obteve relevantes informações e analisou-se alguns possíveis formatos de apresentações de trabalhos durante a Mostra, desde a possibilidade de ser totalmente remota, híbrida ou até  mesmo presencial. Isso valeria, também, para os momentos de abertura e fechamento da MPU. Com os colegas do NEAI, a Comissão recebeu importantes contribuições, no sentido de que o evento tenha caráter inclusivo, através de ações de acessibilidade que contemplem a comunidade universitária com necessidades especiais. A SECOM vem fazendo um importante trabalho para estabelecer um plano de divulgação da MPU, com diferentes meios de publicidade, utilizando vídeos e outros materiais. A Comissão reforça que vem trabalhando na elaboração do regulamento da Mostra, ainda que sem um cronograma definido, por conta do calendário estar suspenso. A Comissão Organizadora segue trabalhando de forma remota, orientada pelo Plano de Contingência da FURG, e engajada na execução desse relevante evento para a nossa instituição.

 


 

Comissão Organizadora realiza quarta reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 06/05/2020, às 10h, realizou-se por videoconferência a quarta reunião da Comissão Organizadora da MPU. Nela estavam presentes representantes da PRAE, PROEXC, PROGRAD, PROPESP, SECOM e NEAI (Núcleo de Ações Inclusivas). As discussões foram focadas no tema da Mostra e na indicação, para a Reitoria, de um nome para homenageado(a) no evento. Adicionalmente, algumas sugestões, por parte do NEAI, foram feitas no sentido de melhorar as formas de acessibilidade do evento. A SECOM segue trabalhando no estabelecimento de um plano de divulgação da MPU, incluindo a produção de material para publicidade. A Comissão Organizadora lembra que, seguindo o Plano de Contingência da FURG, continua trabalhado de forma remota, buscando a realização deste importante evento para a Instituição.

 


 

Comissão Organizadora realiza terceira reunião para organização da MPU

Na manhã do dia 22/04/2020, às 10h, realizou-se por videoconferência a terceira reunião da Comissão Organizadora da MPU. Nela estavam presentes representantes da PRAE, PROEXC, PROGRAD, PROPESP  e SECOM. As discussões foram focadas na construção do novo regulamento interno. Tomando como base as experiências em edições anteriores, os participantes fizeram suas contribuições no sentido de aprimorar as diferentes etapas envolvidas na realização da MPU. Também foram feitas algumas sugestões de alteração de formato de alguns dos eventos que a compõe, em especial para adequação dos espaços disponíveis. A SECOM ficou incumbida de estabelecer um plano de divulgação da MPU, incluindo a produção de material para publicidade. Vale lembrar que, seguindo o Plano de Contingência da FURG, a comissão segue trabalhado de forma remota.

 


 

Comissão Organizadora realiza segunda reunião para organização da MPU

Realizou-se na manhã do dia 08/04/2020, às 10h, a segunda reunião da Comissão para organização da 19ª MPU/FURG. Por videoconferência, participaram das discussões representantes da PROGRAD, PROPESP e PROEXC. O lema do evento (Diferentes aprendizados, múltiplos saberes) mantém-se o mesmo e a Comissão está trabalhando na formulação do tema deste ano, que vem sendo pensado levando em consideração a conjuntura atual do país e no sentido de valorizar as instituições públicas, a pesquisa e a ciência. A Comissão também está trabalhando no levantamento de nomes para a definição do(a) homenageado(a) da 19ª MPU. A Comissão salienta que já está construindo o regulamento da 19ª MPU, embora não sabendo se as datas do evento permanecerão inalteradas e lembra que segue trabalhando de forma remota.

 


 

Comissão Organizadora da MPU faz primeira reunião para organização do evento

Às 10h da manhã do dia 25/03/2020, a Comissão Organizadora da MPU realizou por videoconferência a primeira reunião para organização da 19ª MPU/FURG. Nela estavam presentes representantes da PROGRAD, PROPESP e PROEXC. Na falta de um calendário a se seguir, a comissão ficou incumbida de organizar e planejar as diferentes etapas que compõe o evento. Por conta da Pandemia do Covid-19, foi acordado que todas as reuniões sejam feitas por videoconferência, com realização quinzenal até o retorno das atividades. A Comissão Organizadora ressalta que esta trabalhando, mesmo de forma remota, para que a MPU ocorra conforme planejado.