A comissão organizadora da 16ª Mostra de Produção Universitária (MPU) divulgou a programação da mostra, a lista completa sessões de apresentações dos trabalhos acadêmicos .  A 16ª MPU, cuja lema deste ano é “Pesquisa e Inovação para a sociedade” acontece de 4 a 6 de outubro, no Campus Carreiros.

Homenagem docente

Este ano, o professor homenageado da instituição será o pesquisador Paulo César Abreu, que irá ministrar a palestra “A Produção do Conhecimento” na cerimônia de abertura marcada para as 19h do dia 4 de outubro. A apresentação irá abordar as diferentes maneiras de se obter conhecimento e as metodologias científicas implicadas no processo, e o papel da pesquisa acadêmica para o desenvolvimento do bem estar comum, uma das características que mais nos definem como seres humanos, em suas palavras. Paulo Abreu é Doutor Ciências Naturais pela Universitat Bremem, da Alemanha, e atualmente é Professor Voluntário do Instituto de Oceanografia, onde ministra aulas nos cursos de Graduação em Oceanologia e nos PPGs de Oceanografia Biológica e Aquicultura da FURG.

Cerimônia de Abertura

Além da palestra do Prof. Paulo Abreu, com dois espetáculos de dança. A Cia Gênesis Dança-Teatro apresentará o espetáculo “Vértice”, que busca representar o encontro entre linguagens artísticas e comemora os 15 anos da Companhia. Com o espetáculo “Nahom – O Sagrado Feminino”, o Grupo Kiriann Teatro de Dança apresentará a temática da mulher como deusa, inspirado nas danças sagradas femininas da Antiguidade.

Shows de Encerramento

Encerrando os três dias de atividades da 16ª MPU, o cantor gaúcho Nei Lisboa é a atração da noite do dia 6 de outubro. Com o show “Telas, tramas & trapaças do novo mundo”, o compositor mescla músicas inéditas e releituras de seus trabalhos anteriores. A abertura fica por conta da cantora Paola Kirst. A entrada é 1kg de alimento não perecível, e a comunidade em geral está convidada para prestigiar o evento.